A ideia embrionária do Núcleo surgiu, inicialmente, para estimular os alunos da Escola de Engenharia da UFG na busca pelo conhecimento fora da sala de aula e, principalmente, no desenvolvimento da robótica no Estado de Goiás.

Porém, hoje, o Núcleo se tornou um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Automação e Robótica, contribuindo para a sociedade na produção de novas tecnologias e produtos inovadores.

Dessa forma, visamos tanto a produção acadêmico-científica, quanto o desenvolvimento da visão empreendedora no ambiente de trabalho e pesquisa.

 

Seja um Parceiro!


O Núcleo hoje busca parceiros que compartilham da mesma filosofia e incentivam a prática da engenharia nas universidades do Brasil. Uma equipe de competição de robôs expõe-se em ambientes nacionais e internacionais, tanto in loco, como através das mídias televisivas.

Geralmente, o público desses eventos é formado por pessoas com grandes interesses em engenharia, computação, inovações e tendências tecnológicas, e, ultimamente, tem conseguido grande espaço nas mídias atuais. A título de exemplo, o I Torneio de Robótica Embarcada (I TREM), organizado pelo Núcleo, obteve, em um único dia, um alcance de 53.920 pessoas em sua página no Facebook, 3.500 seguidores em seu blog oficial e um enorme alcance regional, desde o jornal impresso O Popular, de Goiânia, até mídias televisivas (como TBC, SBT e TV UFG). Além disso, em menos de 1 ano, esta página já teve um alcance de 204.486 pessoas.

Além do preparo às equipes para competições de robótica, o Núcleo trabalha no desenvolvimento de projetos não concluídos da Universidade. Neste ambiente, portanto, que emprega e maximiza o conhecimento dos graduandos envolvidos, o Núcleo objetiva produzir tecnologias que se mostram inovadoras. Os mesmos sistemas que produzem estas tecnologias podem, com o incentivo adequado, contribuir para o avanço de campos industriais e comerciais e, principalmente, para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Buscamos assim, parcerias que incentivem, ao seu modo próprio, esta prática. Tais parcerias resultam em uma enorme visibilidade social, acadêmica e de profissionais e empreendedores envolvidos neste âmbito da tecnologia moderna.

O Núcleo Pequi Mecânico, assim, está aberto a conversar e apresentar seu trabalho aos interessados que desejam contribuir com nossos projetos vencedores!